Diante de novas formas de abordagem da leitura e da escrita, a formação do leitor deve primar por indivíduos capazes de compreender o mundo em que vivem, leitores críticos que consigam desvelar as entrelinhas de um texto.
A escola surge nesse quadro a ser definido com um papel que se estende muito além daquele para o qual se encontra apta.
Dentro da visão predominante que se tem em nossa atual sociedade, a escola teria o papel de preparar o cidadão para o exercício de determinadas funções sociais mais imediatas, desenvolvimento de aptidões necessárias para a realização de uma determinada função dentro de um sistema de produção e promoção do acesso à informações que potencializam essas aptidões.
Para tanto, a escola deve garantir o exercício da linguagem, constituindo-se como objeto de reflexão e análise, possibilitando aos alunos superar suas práticas de leitura, transformando-se em leitores criticos e participativos.
quinta-feira, 12 de novembro de 2009
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Sabemos como é díficil desenvolver o gosto da leitura em nossos alunos, mas são com atividades interessante que iremos conseguir esse nosso objetivo. Parabéns pelo seu blog e pelos trabalhos que vc posta. São professores como vc. que vemos a transformação do nosso país para melhor.
ResponderExcluirAbraços, Wilson